LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ESTRANGEIRO | ENQUADRAMENTO PEDAGÓGICO

PROGRAMAS DE FÉRIAS

Durante os meses de JUNHO, JULHO E AGOSTO em 15 dias a designar, temos os programas – SUPER ENGLISH EXPERIENCE e SPORTS&LANGUAGE em Londres. Estes são os programa de férias para o jovens entre 9 e 17 anos que disponibilizamos e que para além de serem vivência inolvidável é uma oportunidade de desenvolvimento linguístico. Os programas de estudos intensivos de desenvolvimento linguístico conciliado com visitas culturais, durante o período do curso, assim como o contacto com gentes e povos estrangeiros é recomendado a jovens em todos os níveis de ensino. A Dimensão Europeia na Educação dos nossos jovens é recomendado por especialista da área e mesmo aconselhado para crescimento e maturidade individual.

Nos intercâmbios e encontros multiculturais de jovens é fomentada a oportunidade de utilizarem a língua como instrumento de aprendizagem em ambiente nativo. Também a partilha multicultural reveste-se de importância significativa na construção de saberes multilaterais pela experiência vivida e compartilhada.

Os jovens e adolescentes são acompanhados desde Portugal até ao local de acolhimento por professores devidamente qualificados para as atividades pedagógicas que são escolhidos por esta instituição.

Organizamos grupos para empresas, instituições ou associações de Pais, que tenham interesse em viajar em conjunto assim como também individuais que se matriculem para os nossos cursos internacionais.

Com reconhecimento do Ministério da Educação, a Escola de Línguas Anglo-e-francês certifica como parte do projeto educativo desta escola a vivência cultural e experiência linguística para aplicação no Portefólio e Passaporte Europeu das Línguas e Currículo Europeu.

CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ESTRANGEIRO

A componente curricular cursos de línguas estrangeiras nop estrangeiro, que complementa o projecto educativo de escola, em vigor,  alicerça-se na Circular de 09/05/91, Nº CDG/91, cujo o assunto é a Dimensão Europeia na Educação – Inserção da dimensão Europeia nos sistemas educativos.

 Em 28 de Julho de 1989 foi adoptado pelo Conselho de Ministros das Comunidades Europeias o Programa Língua com o fim de promover a competência em línguas estrangeiras no interior da Comunidade Europeia.

  Assim na parte complementar aos cursos de línguas ministrados pela Escola Centro de Línguas Anglo e Francês do Pinhal Novo, Ministério da Educação, o projeto educativo de Escola assenta numa pedagogia educativa que considera como missão da Escola não só desenvolver nas novas gerações o sentimento de que pertencem à Europa mas também fazer compreender que, em vários domínios da vida as decisões não serão exclusivamente nacionais.

É imprescindível que na formação dos jovens estejam presentes valores como o respeito pelas diferenças, a solidariedade, a cooperação e o espírito de consenso.

Pelos intercâmbios e encontros multilaterais de jovens é fomentada a oportunidade de utilizarem a língua como instrumento de aprendizagem e como um meio de comunicação. A barreira linguística que se experiência promove a aprendizagem do idioma automaticamente e de forma significativa. Certos de que deste modo, os jovens portugueses, para além de poderem concorrer num plano de igualdade com os jovens de outros países aos programas comunitários para a Educação e Formação, a partilha multi-cultural reveste-se de grande importância na construção de saberes multi-laterais.

1. Componente lectiva   

 A duração de cada curso é no mínimo 15 dias (2 semanas) em que os alunos têm três horas de aulas do idioma por dia, de segunda a sexta-feira, com as aulas divididas em duas partes.

Parte Um: Contato com o idioma pretendido, que envolve o uso de gramática e vocabulário em várias tarefas / exercícios.

Parte Dois: Atividades de fluência / prática destinadas a desenvolver a fluência através de tarefas específicas, como projetar um site ou um cartaz, realizar uma pesquisa em sala de aula ou até mesmo uma pequena produção / atuação em vídeo.

A ênfase na comunicação ajuda os alunos a usar o idioma para diversas finalidades e em várias situações. O nosso objetivo é desenvolver o conhecimento e a confiança dos alunos em entender e falar no idioma escolhido.

2. Componente Social/Cultural

     Para complementar o curso intensivo durante o período não lectivo os alunos têm contato cultural com alguns dos locais mais emblemáticos da região onde são colocados.

     Oferecemos ainda durante o período de descanso do curso uma ampla gama de atividades, que podem incluir: Futebol, Artes e Ofícios, Dança, Ténis, Basquetebol, etc, e ainda o programa de entretenimento noturno que pode incluir show de talentos, discoteca, noites de quiz, noites de cinema, torneios desportivos e mais opções. 

     Nestas actividades assim como durante todo o desenrolar do período dos cursos intensivos, os alunos são envolvidos em todas as condicionantes e particularidades da cultura e do idioma da localidade onde é colocado.

Exemplo de Programa (15 dias) desenvolvido com os alunos: