Enquanto entidade formadora e certificadora regulamentada pela DGE, no domínio Curricular das Línguas Estrangeiras, a escola anglo-francesa, Centro de Línguas (…) do Pinhal Novo na prossecução dos objetivos definidos do Sistema Educativo Português em articulação com essa mesma direcção geral (DGE) -“…organismo responsável pela execução das políticas relativas às componentes pedagógica e didáctica da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extra – escolar e de apoio técnico à sua formulação, incidindo, sobretudo, nas áreas do desenvolvimento curricular, dos instrumentos de ensino e avaliação e dos apoios e complementos educativos…” (http://dge.mec.pt/missao-e-atribuicoes)
, proporciona aos seus clientes e população do concelho, o ensino de línguas, em formato de acesso livre. Os cursos, compostos de vários níveis de exigência é pautado pela qualidade, exigência e versatilidade favorável à mobilidade pessoal e profissional e que
“…a par do domínio da língua materna, a capacidade de comunicar em outras línguas é, no mundo interdependente em que vivemos, uma mais-valia para o exercício da cidadania de forma activa e participada, pois que tal não se confina, hoje, às fronteiras nacionais. Além disso, o domínio de competências de comunicação em várias línguas potencia o alargamento das nossas mundividências, pois permite o acesso a outras culturas, outros valores, modos de viver e pensar.” (http://www.dge.mec.pt/linguas-estrangeiras-pc)
Para tal e na consecução destes objetivos, consideramos que os esforços dos nossos alunos e clientes merece ser recompensada perpetuando um registo documental de certificação que acompanha o currículo vitae, quer a nível Europeu quer Internacionalmente.
A certificação Nacional e Internacional é registada após avaliação dos nossos alunos em forma de certificado de competências em que os níveis – elementar, intermédio e avançado são designados. O Diploma vem impresso com selos próprios e sob a alçada do Ministério da Educação e Ciência do Estado de Portugal e Direção Geral de Ensino, bastando para tal em qualquer entidade consular pedir o reconhecimento desta qualificação (ex. Inglaterra Pós-Brexit) . Trata-se de uma avaliação interna adstrita aos planos curriculares próprios da instituição.

A nível Europeu (União Europeia) temos implantados os Currículos de Ensino e Avaliação harmonizados com o Quadro Europeu Comum de Referência – QECRL. Utilizamos o Portefólio Europeu das Línguas (PEL) adotado para Portugal, com referência ao sistema Quadro Europeu Comum de Referência – QECRL (Ensino e Avaliação), estes também acreditados ao Ministério da Educação com quem mantemos estreita articulação na definição dos objetivos da Escola em concordância com o sistema Educativo Português. O Diploma inclui desta forma a avaliação QECRL – de A a C e inclui, para além, dos selos Portugueses de Certificação (Nacional e Internacional), o selo da Comissão Europeia responsável pela área da Educação e do Portefólio Europeu responsável pela acreditação dos modelos Portugueses atribuídos.

O contexto da formação e ensino formal com recurso ao Quadro de Referência é contemplado no Europass (ver aqui mais informação sobre Europass) na parte do Passaporte das Línguas. Os currículos vitae inclusive devem acompanhar em forma de anexo os documentos de avaliação formal, incluindo a avaliação formal alcançada na Escola Centro de Línguas do Pinhal Novo (Anglo e Francês).
O Portefólio Europeu das Línguas é um instrumento de aplicação dos princípios do QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência) concebido para o aprendente fazer auto-regulação das suas aprendizagens e registar todas as experiências linguísticas e interculturais. Neste documento de registo documental, o aluno inclui o registo do programa de ensino formal alcançado na Escola e no qual o aluno alcança o Certificado de competências linguísticas, que também deverá incluir.
Descarrega os documentos aqui:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/portefolio_europeu_de_linguas_basico.pdf
https://europass.cedefop.europa.eu/editors/en/lp/compose
A Escola Centro de Línguas do Pinhal Novo (Instituto Anglo Francês) certifica o programa experiência linguística no Estrangeiro como parte integrante do projeto educativo aplicado na Escola. Neste se realça a vivência e partilha multi-cultural em ambiente Europeu. Este documento é incluído no portefólio das línguas e na biografia linguística sendo que é também uma mais valia aos nossos alunos. O programa de atividade – experiência vivida no Estrangeiro – tem como objetivo complementar a formação adquirida e dar a conhecer os ambientes culturais (históricos e atuais) em que se usam e nasceram os respetivos idiomas (identidade linguística). Formamos grupos de alunos interessados, sem caráter obrigatório para conclusão dos nossos níveis e programas de estudos, sem necessidade de matrícula, e somente uma breve ficha de participação é necessária (sem custos adicionais a pagar ao Instituto Anglo-Francês) para identificarmos o interessado e coordenar com a agência de viagens educativa, por nós escolhida. A participação, nesta atividade, prevê no mínimo 15 dias, em contexto de aprendizagem, no País Estrangeiro, em que o uso das competências linguísticas específicas acompanhado de visitas culturais e vivências desportivas ampliam fortemente a agilidade comunicativa. Os inscritos jovens <17 anos podem optar por ter formação numa das escolas que recebe os nossos alunos, também com a nossa aprovação a qual atribui outro Diploma/Certificado próprio, acreditadas por organismos escolares do país que acolhe, ou no caso dos adultos, uma simples integração e descoberta com múltiplas vivências desde a integração numa família de hospedagem até ao retorno a Portugal.

Acompanhamento de atividades desportivas/Culturais
Ex. A vivência cultural (Alemão, Francês ou Inglês) é certificada com estes selos por forma a reconhecer e certificar formalmente o Contato Cultural na Europa em contexto educativo.


Em resumo os nossos alunos recebem 4 certificações nossas (nas línguas aprendidas):
1 – Internacional
2 – Nacional
3 – Europeia

Opcional:
4 – Certificado de viagem ao Estrangeiro com Vivências Culturais e de Aprendizagem, pensado para incluir nos modelos de Portefólio das Línguas atribuídos pelo Conselho da Europa e acreditados para uso dos estabelecimentos de ensino da rede de escolas da Direção Geral de Educação a que pertencemos.

O nosso modelo de ensino prevê a continuação de estudos e para tal os certificados para alunos com menos de 16 anos recebem o estatuto de Certificado Júnior, enquanto os alunos maiores de 16 anos, inclusive adultos, e que pretendam complementar os seus currículos vitae, sejam em formato Europass ou Regular, com a avaliação formal por nós certificada, terão acesso a um Diploma Formal.
ATIVIDADES DE VERÃO PARA JOVENS* – VISITAS DE ESTUDO COM CAMPO DE FÉRIAS** E CURSO(S) DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ESTRANGEIRO***
A componente curricular cursos de línguas estrangeiras no estrangeiro, que complementa o projeto educativo de escola, em vigor, alicerça-se na Circular de 09/05/91, Nº CDG/91, cujo o assunto é a Dimensão Europeia na Educação – Inserção da dimensão Europeia nos sistemas educativos.
Em 28 de Julho de 1989 foi adoptado pelo Conselho de Ministros das Comunidades Europeias o Programa Língua com o fim de promover a competência em línguas estrangeiras no interior da Comunidade Europeia.
Assim na parte complementar aos cursos de línguas ministrados pela Escola Centro de Línguas Anglo e Francês do Pinhal Novo, Ministério da Educação, o projeto educativo de Escola assenta numa pedagogia educativa que considera como missão da Escola não só desenvolver nas novas gerações o sentimento de que pertencem à Europa mas também fazer compreender que, em vários domínios da vida as decisões não serão exclusivamente nacionais.
É imprescindível que na formação dos jovens estejam presentes valores como o respeito pelas diferenças, a solidariedade, a cooperação e o espírito de consenso.
Pelos intercâmbios e encontros multilaterais de jovens é fomentada a oportunidade de utilizarem a língua como instrumento de aprendizagem e como um meio de comunicação. A barreira linguística que se experiência promove a aprendizagem do idioma automaticamente e de forma significativa. Certos de que deste modo, os jovens portugueses, para além de poderem concorrer num plano de igualdade com os jovens de outros países aos programas comunitários para a Educação e Formação, a partilha multicultural reveste-se de grande importância na construção de saberes multilaterais.
*Acompanhado pelo Instituto Anglo-Francês; **Por indicação a agência de viagens educativas externa escolhida; ***Escola não associada/não parceira que fornece conteúdo curricular indicada pela agência de viagens educativa e com aval do Instituto Anglo-Francês.
“Se vais aprender, ter explicações ou precisas de um simples apoio escolar, no fim leva um certificado nas mãos”

O núcleo de Línguas Estrangeiras da Escola anglo-francesa, Centro de Línguas do Pinhal Novo certifica a presença em atividades do projeto educativo no âmbito do núcleo de línguas estrangeiras no qual teve contato com as línguas aprendidas – sem classificação, assim como a prática de atividades deportivas, atividades culturais e científicas em núcleos do projeto educativo e programas curriculares de turmas a designar.
Estamos em constante aprimoramento das nossas funcionalidades na sociedade e para tal o Ensino Superior e a Formação Profissional no âmbito dos Créditos de Bolonha também são um objetivo nosso a enquadrar com a nossa formação. Em caso de interesse por parte dos alunos universtários, basta perguntar na secretaria da tua faculdade, se tens acesso a alguma equivalência com o nosso certificado. Se precisares passamos o plano curricular correspondente ao teu nível alcançado para apresentares na Faculdade.
Maria Manuela Parreira
Direção Geral; Direção Pedagógica e de Estudos (2017)