Escola

MISSÃO E INSTITUCIONAL

A Escola Centro de Línguas Anglo-Francês em funcionamento no Pinhal Novo é um estabelecimento de ensino particular que funciona ao abrigo da autorização definitiva n.º 7/92 em regime de planos e programas próprios. Está autorizado a administrar os Cursos de Línguas – Inglês, Francês e Alemão ao abrigo da mesma autorização, e enquadra-se nos objetivos do Sistema Educativo Português nos termos da Lei de Bases do Sistema Educativo caracterizando-se como um estabelecimento extra-escolar – Nº806268 QZP7 (Lisboa e Vale do Tejo – DGESTE). (http://www.igefe.mec.pt/PesquisaRede/)

gov_mec_dge
autorização definitiva n.º 7/92
DGEstE
Nº806268 QZP7 (Lisboa e Vale do Tejo)

Os objetivos idênticos aos do Sistema Educativo Português, previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo, coincidem nos planos e programas próprios aplicados (consultar aqui os programas e currículos), que em articulação direta entre o Estado Português e o  Ministério da Educação e Ciência no cumprimento dos objetivos definidos no desenvolvimento de atividades regulares de caráter educativo ou formativo, a não aplicabilidade da alínea e) n.º2 do 2º artigo do Decreto-Lei n.º 152/2013 (Estatutos do ensino particular e cooperativo de nível não superior) é uma condição que se infere na regulamentação desta escola pelo que se infere igualmente que goza das prerrogativas das pessoas coletivas de utilidade pública e de Escola Particular e Cooperativa, como sempre o foi desde a sua fundação (1992).

logo
Lei de Bases do Sistema Educativo – Ensino Básico, Secundário, Superior
DGAE_ME-logo_nav
Ensino Particular e Cooperativo (Decreto Lei N.º 152/2013 – Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior)

Enquanto entidade formadora e certificadora regulamentada pela DGE, no domínio Curricular das Línguas Estrangeiras, a escola Centro de Línguas Anglo-Francês na prossecução dos objetivos definidos do Sistema Educativo Português em articulação com essa mesma direcção geral (DGE)  -“…organismo responsável pela execução das políticas relativas às componentes pedagógica e didáctica da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extra – escolar e de apoio técnico à sua formulação, incidindo, sobretudo, nas áreas do desenvolvimento curricular, dos instrumentos de ensino e avaliação e dos apoios e complementos educativos…” (http://dge.mec.pt/missao-e-atribuicoes)

, proporciona aos seus clientes um ensino pautado pela qualidade e exigência favorável à mobilidade pessoal e profissional, que

“…a par do domínio da língua materna, a capacidade de comunicar em outras línguas é, no mundo interdependente em que vivemos, uma mais-valia para o exercício da cidadania de forma activa e participada, pois que tal não se confina, hoje, às fronteiras nacionais. Além disso, o domínio de competências de comunicação em várias línguas potencia o alargamento das nossas mundividências, pois permite o acesso a outras culturas, outros valores, modos de viver e pensar.” (http://www.dge.mec.pt/linguas-estrangeiras-pc)

Para tal e na consecução destes objetivos, consideramos que os esforços dos nossos alunos e clientes merece ser recompensada perpetuando um registo documental de certificação que acompanha o currículo vitae, quer a nível Europeu quer Internacionalmente.

A certificação Nacional e Internacional é registada após avaliação dos nossos alunos em forma de Certificado de competências em que os níveis – elementar, intermédio e avançado são designados. O Diploma vem impresso com selos próprios e sob a alçada do Ministério da Educação e Ciência do Estado de Portugal e Direção Geral de Ensino, bastando para tal em qualquer entidade consular pedir o reconhecimento desta qualificação (ex. Inglaterra Pós-Brexit) . Trata-se de uma avaliação interna adstrita aos planos curriculares próprios da instituição.

gov_mec_dge
autorização definitiva n.º 7/92

A nível Europeu (União Europeia) a escola Centro de Línguas Anglo-Francês  tem implementados  os Currículos de Ensino e Avaliação adotados para utilização no Portefólio Europeu das Línguas (PEL) adotado para Portugal, com referência ao sistema  Quadro Europeu Comum de Referência – QECR (Ensino e Avaliação), estes também acreditados à Direção Geral de Educação com quem mantemos estreita articulação na definição dos objetivos da Escola em concordância com o  sistema Educativo Português. O Diploma inclui desta forma a avaliação QECR – de A a C e inclui, para além, dos selos Portugueses de Certificação (Nacional e Internacional), o selo da Comissão Europeia responsável pela área da Educação e do Portefólio Europeu responsável pela acreditação dos modelos Portugueses atribuídos.

Comissão Europeia
Selos de Certificação

O contexto da formação e ensino formal com recurso ao Quadro de Referencia é contemplado no Europass (ver aqui mais informação sobre Europass) na parte do Passaporte das Línguas. Os currículos vitae inclusive devem acompanhar em forma de anexo os documentos de avaliação formal, incluíndo a avaliação formal alcançada na Escola Centro de Línguas Anglo-Francês.

O Portefólio Europeu das Línguas é um instrumento de aplicação dos princípios do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência) concebido para o aprendente fazer auto-regulação das suas aprendizagens e registar todas as experiências linguísticas e interculturais. Neste documento de registo documental, o aluno inclui o registo do programa de ensino formal alcançado na Escola e no qual o aluno alcança o Certificado de competências linguísticas, que também deverá incluir.

Descarrega os documentos aqui:

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/portefolio_europeu_de_linguas_basico.pdf

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/portefolio_europeu_de_linguas_secundario.pdf

https://europass.cedefop.europa.eu/editors/en/lp/compose

A Escola Centro de Línguas Anglo-Francês em funcionamento no Pinhal Novo também certifica o programa  Experiência Linguística no Estrangeiro como parte integrante do projeto educativo aplicado na Escola. Neste  se realça a vivência e partilha multicultural em ambiente Europeu. Este documento é incluído no Portefólio das Línguas e na Biografia Linguística sendo que é  também uma mais valia aos nossos alunos. Os programas de formação curriculares próprios anuais, incluem o programa curricular de experiência vivida no Estrangeiro como formação complementar. O programa curricular prevê a participação, de no mínimo 15 dias, em contexto de aprendizagem no estrangeiro de competências linguísticas específicas acompanhado de visitas culturais e vivências desportivas em formação intensiva. A formação da escola que recebe os nossos alunos também atribui outro Diploma/Certificate próprio.

Ex. A vivência cultural (Alemão, Francês ou Inglês) é certificada com estes selos por forma a reconhecer e certificar  formalmente o Contato Cultural na Europa em contexto educativo.

gov_mec_dge
Autorização 7/92
Comissão Europeia
Modelo Acreditado Nº.21.2001

Em resumo os nossos alunos recebem 4 certificações nossas (nas línguas aprendidas):

1 – Internacional

2 – Nacional

3 – Europeia

Pinhal Novo Línguas Inglês Alemão Francês Séniores

Opcional:

4 – Certificado de viagem ao Estrangeiro com Vivências Culturais e de Aprendizagem, pensado para incluir nos modelos de Portefólio das Línguas atribuídos  pelo Conselho da Europa e acreditados para uso dos estabelecimentos de ensino da rede de escolas da  Direção Geral de Educação a que pertencemos.

Anglo Francês Alemão Inglês Escola Pinhal Novo Programa complementar (1)

O nosso modelo de ensino prevê a continuação de estudos e para tal os certificados para alunos com menos de 16 anos recebem o estatuto de Certificado Júnior, enquanto os alunos maiores de 16 anos, inclusive adultos, e que pretendam complementar os seus currículos vitae, sejam em formato Europass ou Regular, com a avaliação formal por nós certificada, terão acesso a um Diploma Formal.

“Se vais aprender, ter explicações ou precisas de um simples apoio escolar, no fim leva um certificado nas mãos”

Pinhal Novo Línguas Inglês Alemão Francês

O núcleo de Línguas Estrangeiras da Escola Centro de Línguas Anglo-Francês no Pinhal Novo tem em regime de apoio ou explicações o Espanhol, Mandarim e Português para estrangeiros. Os alunos ao frequentarem estes núcleos de explicações têm acesso a uma aprendizagem não formal das línguas específicas.

Estamos em constante aprimoramento das nossas funcionalidades na sociedade e para tal o Ensino Superior e a Formação Profissional no âmbito dos Créditos de Bolonha também são um objetivo nosso a enquadrar com a nossa formação. Em caso de interesse por parte dos alunos universtários, basta  perguntar na secretaria da tua faculdade, se tens acesso a alguma equivalência com o nosso certificado. Se precisares passamos o plano curricular correspondente ao teu nível alcançado para apresentares na Faculdade.

Maria Manuela Parreira

Diretora Escolar; Diretora de Estudos

Escola Centro de Línguas Anglo-Francês no Pinhal Novo

A Escola que te leva a conhecer o Mundo

Perguntas Frequentes

Frequentei em anos passados a escola, tenho direito a alguma equiparação aos novos certificados?

Sim

Qual o tempo de formação mínima para receber um Certificado?

1 ano letivo.

Sem Título-1

Quem Somos


    A Escola Centro de Línguas Anglo-Francês em funcionamento no Pinhal Novo, surge em 1992, com a missão de formar e ensinar idiomas aos habitantes das localidades de Pinhal Novo/Palmela e arredores. Uma das principais ferramentas que cada um pode ter ao seu alcance é o domínio dos idiomas, permitindo desta forma uma comunicação global, seja por razões profissionais ou lazer.

   Connosco milhares de pessoas ganharam confiança e destreza necessárias para comunicar nos idiomas mais utilizados em tecnologias e sociedade. Os nossos exames e métodos de avaliação continua conferem certificação por diplomas do Ministério da Educação | Portugal globalmente reconhecidos. Ao enriquecerem os currículos vitae com os nossos certificados e diplomas, os alunos, para além de aumentarem o leque de escolhas de estudos e de saídas profissionais, em Portugal e no estrangeiro, abrem portas a estudos superiores e melhoria das condições de trabalho.

   Com enfoque especial em Inglês, Alemão e Francês o domínio destas línguas permite aos nossos alunos e estudantes viver em qualquer parte do Mundo.

joseph-yates-modificado

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PUBLICIDADE MAIO/2018

Nos termos da nova lei sobre privacidade e publicidade de MAIO/2018 informam-se os estimados alunos, clientes, interessados que de alguma forma tenham contactado por correio electrónico, telefone, SMS, e/ou redes sociais,  ou  que tenham sido abordados para deixar algum tipo de informação de contacto por meio de fichas de feedback, que guardamos, apenas para uso reservado da Escola – Centro de Línguas Anglo-Francês, Lda. esses mesmos contactos, salvo se, por informação expressamente escrita nos seja manifestado vontade contrária. Mais se informa que no acto da matrícula foram informados que, para efeitos de logística interna, guardaríamos em suportes diversos as fichas de alunos, avaliações e exames. Dados estes que conduziram a administração dos diplomas e certificados que mantemos indefinidamente para efeitos de salvaguarda dos interesses dos alunos e institucionais. Estes dados são utilizados para efeitos de divulgação de acções, promoções, actividades e institucional do Centro de Línguas Anglo-Francês, pelo que respeitando a  privacidade de quem nos contacta ou de alguma forma interage connosco, nos comprometemos a não divulgar, passar/vender/divulgar a terceiros sobre qualquer forma esses mesmos contactos.

Se pretender não ser contactado pela instituição Centro de Línguas Anglo-Francês,Lda. no âmbito das divulgações por nós efectuadas, por favor, entre em contacto através do correio electrónico centrolinguaspn@gmail.com e expresse essa mesma vontade.

A direcção

Maria Manuela Parreira


Logot formal